Anderson cobra atenção com o meio ambiente urbano

Anderson destaca importância de gerar oportunidades e apresenta mais dois projetos de lei
28 de maio de 2019
Anderson cobra solução para área próxima à escola Padre José Corsini
11 de junho de 2019

Na sessão da última segunda-feira, que aconteceu no primeiro dia da Semana Mundial do Meio Ambiente, o vereador Anderson Ferreira utilizou a tribuna para cobrar do Poder Executivo atenção, também, com o cuidado do meio ambiente urbano.

Sua abordagem se referiu, mais especificamente, a três pontos que, segundo o vereador, são temas de recorrentes reclamações dos moradores: a arborização urbana, a limpeza de ruas e avenidas mais distantes do centro da cidade e a punição a responsáveis por terrenos que deixam suas propriedades com mato alto, acúmulo de lixo ou as utilizam como depósito de terra, antes dela ser comercializada.

“Na questão da arborização, falta um trabalho de convencimento aos moradores de que é possível plantar uma árvore, sim, na sua calçada, sem que ela traga nenhum transtorno para a habitação”, disse. Sobre os terrenos, afirmou que o problema não está necessariamente na fiscalização, mas na legislação atual que, na sua opinião é muito branda contra os proprietários que cometem infrações. “Agora voltou uma outra reclamação que eu achei que já estivesse superada, tem gente fazendo depósito de terra em terreno particular. Se o tempo está seco, vira poeira; se chove, vira barro. E com convive com isso é o vizinho que não tem nada a ver com a história”, destacou.

Anderson lamentou que reclamações dessa natureza se repitam desse o início do atual mandato sem que haja uma solução definitiva. “A gente precisa encontrar um meio de manter a cidade organizada. Não é possível ficarmos até o final do mandato reclamando e não ter solução”, ressaltou.

VIA RÁPIDA EMPREGO

Ainda no uso da tribuna, o parlamentar lembrou que foram concluídos os treinamentos das turmas atendidas pelo programa Via Rápida Emprego, da secretaria de desenvolvimento do governo estadual. Anderson teve participação efetiva na vinda da carreta para Macatuba, quando a solicitou junto ao gabinete do deputado estadual Caio França, em fevereiro de 2018.

O vereador contou que, após o seu pedido, foi apresentada na Assembleia Legislativa a indicação 320/2018, na qual o deputado pediu a inclusão de Macatuba entre os municípios que seriam atendidos. Finalmente, em maio do ano passado, quando estiveram no escritório do Via Rápida em São Paulo, após participarem de uma reunião na Investe São Paulo também articulada por Anderson, começou um contato mais intenso, com a participação do prefeito Marcos Olivatto, para viabilizar a formação das turmas em Macatuba.

Anderson parabenizou os alunos que se formaram, ressaltando que quase 90% dos matriculados concluíram o curso. Também congratulou professores, esquipe de apoio e, em especial, a coordenadora do CEMP, Bel Natali, que acompanhou todos os passos da formalização do convênio até a execução dos cursos.

“Esperamos que este tenha sido o primeiro atendimento de muitos do Via Rápida, que tenha se criado um vínculo para se estender a outros treinamentos, principalmente focados no desenvolvimento das empresas que devem vir para região pela expansão na área de celulose”, finalizou.

RECONHECIMENTO

Na pauta de votação da sessão, foi aprovado em segunda apreciação, o Projeto de Lei que coloca a cavalgada de sexta-feira santa no calendário oficial de eventos de Macatuba. Autor da iniciativa, Anderson destacou na exposição de motivos a importância de reconhecer a importância cultural e turística de eventos tradicionais como este. A cavalgada acontece há vários anos por iniciativa de moradores locais, que percorrem o trajeto do distrito de Aparecida, em São Manuel, até Macatuba na madrugada da quinta para a sexta-feira santa.

INDICAÇÃO

Ainda na primeira sessão de junho, foi lida a indicação apresentada pelo vereador Anderson Ferreira, sugerindo ao Poder Executivo firmar parceria com a PROFITURO – Feira de Profissões, que será realizada em Lençóis Paulista, para assegurar a participação de estudantes de Macatuba no evento. Anderson sugeriu, ainda, o fornecimento de transporte, uma vez que não há eventos dessa natureza no município, para auxiliar os jovens a refletir e decidir o seu futuro profissional.

OUTRAS VOTAÇÕES

Também foram votadas e aprovadas por unanimidade as seguintes proposituras:

  • Pedido de Informação n° 21 – Vereadores Elaine, Eloízio, João, Júlio, Marcos e Ricardo – Requerendo informações sobre em quais secretarias foram investidos o dinheiro pertencente ao Sisam e o valor destinado a cada uma delas. (ÚNICA VOTAÇÃO)
  • Pedido de Informação n° 22 – Vereadores Elaine, Eloízio, João, Júlio, Marcos e Ricardo – Requerendo  informações sobre o Sisam relativas ao exercício de 2018. (ÚNICA VOTAÇÃO)
  • Pedido de Informação n° 23 – Vereador Eloízio Antonio Abel – Requerendo cópia do Plano Municipal de Saneamento e do Regulamento da Sisam. (ÚNICA VOTAÇÃO)
  • Projeto de Lei n° 26 – Executivo – Dispõe sobre a extinção das estradas municipais MTB-474 e MTB-465. (PRIMEIRA VOTAÇÃO)
  • Projeto de Lei n° 27 – Executivo – Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências. (PRIMEIRA VOTAÇÃO)
  • Projeto de Lei n° 29 – Executivo – Autoriza o município, nos termos do artigo 99, §2°, da Lei Orgânica, a permitir o uso, mediante prévia licitação, de espaços públicos que especifica, e dá outras providências. (SEGUNDA VOTAÇÃO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now