Anderson destaca importância de gerar oportunidades e apresenta mais dois projetos de lei

Para Anderson, abastecimento precisa de solução definitiva
21 de maio de 2019
Anderson cobra atenção com o meio ambiente urbano
5 de junho de 2019

Na sessão de ontem, 27, o vereador Anderson Ferreira utilizou a tribuna para agradecer aos apoiadores do Cine Azul, iniciativa voltada para atender pessoas com autismo e seus familiares que surgiu por meio de uma indicação de sua autoria, apresentada em março deste ano. Contribuíram para a promoção do evento realizado no dia 25 de maio: Prefeitura Municipal, Supermercado Moraes, Kaixote e Murutinga Diversões.

Segundo relato do vereador, além das famílias macatubenses, pessoas de cidades vizinhas também aproveitaram essa opção de lazer inédita na cidade. Anderson acredita que atividades como o Cine Azul são estratégicas para que as famílias possam inserir seus filhos na sociedade de uma forma natural, começando em sessões especiais e, dependendo do caso e com o passar do tempo, realizando a transição para sessões públicas.

Ainda de acordo com a opinião do parlamentar, agora, o desafio é dar continuidade à iniciativa, com a realização de mais sessões no decorrer do ano. “Temos que trabalhar para que isso se torne uma tradição, uma coisa comum na grade de atrações culturais do município”, defendeu.

OPORTUNIDADES

Na sequência de seu espaço na tribuna, Anderson destacou a necessidade do município adotar ações que estimulem os profissionais a se capacitarem, para que estejam aptos para se recolocarem no mercado de trabalho quando a economia do país começar a apresentar sinais de recuperação. O vereador citou, em especial, a demanda da mão de obra qualificada que surgirá quando a ampliação da unidade da Bracell for concluída. “Corremos o risco de participar desse projeto fornecendo mão de obra para a construção, mas ver uma grande massa de trabalhadores de outras localidades serem contratados para as vagas efetivas, na operação da fábrica”, comentou.

Anderson explicou duas indicações de sua autoria apresentadas na sessão que estão relacionadas com a capacitação das pessoas. A primeira pede ao Poder Executivo para criar um programa para estimular as pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, para que se inscrevam e se prepararem para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

A segunda sugere que a prefeitura realize um chamamento público para que estudantes e profissionais recém-formados possam realizar um período de desenvolvimento profissional voluntário no serviço público municipal. Essa possibilidade existe graças à Lei 2.768/2019, de autoria do vereador Anderson Ferreira.

O parlamentar enfatizou a necessidade de estimular a capacitação visando a retomada da economia e a consequente volta dos empregos. “Precisamos encontrar meios de oferecer às pessoas oportunidades para se desenvolverem para quando as oportunidades começarem ressurgir elas possam aproveitar”, disse, solicitando, também, que duas reivindicações antigas suas sejam acolhidas pelo Poder Executivo: a criação de um curso de inglês com recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e o convênio com a Unesp para a vinda de uma turma do curso pré-vestibular.

“Enquanto nós não conseguimos recuperar as vagas que foram perdidas, temos que nos concentrar em capacitar as pessoas e dar oportunidade para elas se desenvolverem. Assim, quando o Brasil retornar à normalidade, elas poderão se recolocar no mercado de trabalho”, finalizou.

PROJETOS DE LEI

Mais dois projetos de lei de autoria do vereador deram entrada na sessão de ontem. Um deles institui o direito a aplicação do teste M-CHAT em crianças de 16 a 30 meses de vida, que auxilia no diagnóstico precoce do autismo, na rede pública municipal de saúde; o outro obriga a transparência nas informações referentes aos órgãos colegiados que compõem a estrutura da administração, como os conselhos municipais, por exemplo.

TRANSPORTE FESTA JUNINA

Por meio de indicação, Anderson também pediu a disponibilização de transporte coletivo para a Festa Junina, que será realizada no Centro de Lazer do Trabalhador, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e propiciar às famílias com menor poder aquisitivo a possibilidade de participar do evento também.

VOTAÇÕES

Foram aprovadas por unanimidade as seguintes matérias:

Moção n° 08 – Vereador Anderson Ferreira – APLAUDE o senhor Roberto de Lucena, Deputado Federal da bancada do Estado de São Paulo e Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, primeiro parlamentar a assumir a função de Secretário de Transparência da Câmara dos Deputados. (ÚNICA VOTAÇÃO)

Projeto de Lei n° 30 – Executivo – Dispõe sobre alterações na Lei n° 2547, de 19 de dezembro de 2014. (ÚNICA VOTAÇÃO)

Projeto de Lei n° 24 – Vereador Eloizio Antonio Abel – Institui o “Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, no município de Macatuba e dá outras providências. (SEGUNDA VOTAÇÃO)

Projeto de Lei n° 25 – Vereador Eloizio Antonio Abel – Dispõe sobre a obrigatoriedade de provimento de alimentação escolar adequada às crianças portadoras de estado ou de condição de saúde específica. (SEGUNDA VOTAÇÃO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now