Anderson volta a cobrar ações contra terrenos sujos e lembra o Dia Mundial de Doenças Raras

Sessão tem reajustes reprovados e comissão especial aprovada
26 de fevereiro de 2019
Anderson retoma discussão sobre transporte intermunicipal; piscinas do CART podem ser reformadas com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte
23 de abril de 2019

Na 5ª sessão ordinária de 2019, que foi antecipada para ontem, 28, em razão do carnaval, o vereador Anderson Ferreira foi à tribuna para voltar a pedir providências com relação a terrenos sujos e com mato alto, inclusive para as laterais e os canteiros da rodovia SP 261, que é de responsabilidade do DER.

Segundo o vereador, que na primeira sessão do ano  já havia apresentado uma indicação pedindo mais rigor na punição contra responsáveis por terrenos sujos ou com mato alto, desde o ano passado as reclamações sobre terrenos sujos e com mato alto aumentaram bastante, o que, na sua avaliação é natural porque as pessoas estão alarmadas e preocupadas coma escalada de casos de dengue em toda a região, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que encontra nesses ambientes condições para se reproduzirem.

Anderson relatou, ainda que há casos nos quais os moradores receberam da prefeitura a reposta de que a legislação atual do município não permite a intervenção do poder público para resolver a questão.

“Se a nossa legislação não dá conta de permitir a atuação da Prefeitura nesses casos, nós precisamos atualizar a lei”, afirmou o vereador. “Quando um terreno particular fica abandonado, ele acaba penalizando o bom cidadão que, infelizmente, é vizinho desse tipo de situação. Então o poder público precisa agir para defender essas pessoas, inclusive recorrendo ao Ministério Público nos casos extremos”, finalizou.

DIA MUNDIAL DE DOENÇAS RARAS

Na sessão de ontem, também foi aprovada a Moção de Aplausos ao deputado federal Diego Garcia, proposta por Anderson. O parlamentar paranaense é presidente da Frente Parlamentar de Doenças Raras e presidiu a sessão especial sobre o tema realizada no dia 27, com a participação de autoridades, especialistas, pacientes e familiares de pessoas acometidas de alguma doença rara.

Na tribuna, o vereador aproveitou para destacar a importância de se compartilhar informações sobre esse assunto, ainda pouco conhecido pela sociedade de um modo geral. “No Brasil, aproximadamente 13 milhões de pessoas sofrem de alguma doença rara, que são de ordem degenerativa ou proliferativa e não têm cura. Por isso, a preocupação com esses pacientes é aumentar a expectativa de vida e, de alguma forma, amenizar o sofrimento causado por essas doenças”, explicou.

No meio do discurso do Anderson, foi exibido um vídeo do movimento Muitos Somos Raros, com amis explicações sobre o assunto, disponível em www.muitossomosraros.com.br. No site também é possível encontrar diversas informações atualizadas sobre diagnósticos, tratamentos e direitos dos pacientes.

FEIRA INTEGRADA DE CIÊNCIAS

Ainda na sessão de ontem, o vereador Anderson apresentou uma indicação sugerindo ao Poder Executivo que seja promovida uma Feira Integrada de Ciências, com a participação de todas as escolas municipais e estaduais de Macatuba. Segundo a propositura, tal evento poderia contar com apoio e patrocínio da iniciativa privada, para não ter impacto no orçamento do município.

Na justificativa da indicação, Anderson argumenta que esse tipo de evento é importante para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, permitindo a oportunidade de compartilhar essa experiência de forma mais ampla, com toda a comunidade.

O texto continua dizendo que o aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem, proporcionado pelas feiras de ciências, é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno, já que aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now